I - DAS DATAS

  1. O 1º Festival de música Rock in Rua será realizado em três etapas:

    • 1º etapa – pré-seleção online: As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15/11 através do site www.festivalrockinrua.com.br. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 21 de novembro no mesmo site.

    • 2ª etapa – eliminatórias ao vivo: 24 de novembro na Feira Livre de Lagoa Santa e 01 de dezembro na Praça da Estação de Pedro Leopoldo.

      1. Em caso de necessidade por número de inscrições, datas extras serão definidas e informadas aos concorrentes.

      2. Cada participante vai apresentar apenas uma vez, tendo o local de sua apresentação divulgado junto ao resultado da primeira fase.

    • 3ª etapa – final: data e local ainda a serem definidos.

 

II - DA PREMIAÇÃO

Serão dados prêmios de acordo com a classificação dos concorrentes.

  1. 1º Lugar: Gravação de videoclipe + Show na primeira edição do Villa Gastronômica de 2020 + Show público na cidade de Confins (data a combinar) + Show na primeira Feira de Artesanato de Pedro Leopoldo de 2020 (05/01/2020) + Show na Feira Livre de Lagoa Santa (Data a combinar).

  2. 2º lugar: 1 ensaio fotográfico (20 fotos) + Show na primeira Feira de Artesanato de Pedro Leopoldo de 2020 (05/01/2020) + Show na Feira Livre de Lagoa Santa (Data a combinar).

  3. 3º lugar: 1 ensaio fotográfico (10 fotos) + Show na primeira Feira de Artesanato de Pedro Leopoldo de 2020 (05/01/2020)

  4. Para todos classificados pra final: 30% de desconto em ensaio fotográfico e/ou videoclipe.

  5. Para todos classificados pra eliminatória: 20% de desconto em ensaio fotográfico e/ou videoclipe.

  6. Melhor intérprete, melhores instrumentistas e melhor composição: troféus.

  7. Para todos os inscritos: Descontos com os parceiros do eventos, especificados na página intitulada PARCEIROS no site www.festivalrockinrua.com.br

 

III – DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

  1. Os inscritos podem ser residentes de qualquer cidade, de nacionalidade brasileira e qualquer idade.

  2. Não existem restrições a gêneros musicais.

  3. Para inscritos menores de 18 anos, deverá ser apresentada autorização prévia de participação dos pais e/ou responsáveis. (Ver ANEXOS)

  4. É vedada a participação de qualquer um dos membros da organização, incluindo apoiadores e seus familiares com grau de parentesco até 1º grau.

  5. As músicas inscritas devem ser executáveis ao vivo com mesmo formato enviado no ato da inscrição. Se for realizada inscrição de uma música com quatro instrumentos e a apresentação ao vivo for no formato ‘voz e violão’, por exemplo, é passível de desclassificação e eliminação.

  6. Não será permitido o uso de playback  para substituir instrumentistas, porém, este recurso pode ser utilizado para agregar à performance ou se a música exigir Samples em sua proposta (Caso a composição seja com instrumental eletrônico como rap, funk, trap, dance, etc).

  7. Serão desclassificadas na pré-seleção as músicas cujo conteúdo seja considerado grosseiro, incitando a violência ou qualquer tipo de preconceito.

 

IV - DAS DEFINIÇÕES

Para os efeitos deste regulamento, entende-se que:

  1. Ao se inscrever, o participante assume responsabilidade pela autoria da música que está sendo utilizada no festival declarando-a original e inédita, onde se entende por inédita a música não lançada por gravadora ou distribuída comercialmente em larga escala. Como original, a que não contiver plágio, adaptação ou citação poética e musical de outro autor ou compositor.

  2. Ao se inscrever, os participantes garantem autorização de uso de direitos de imagem à organização do evento.

 

V - DA CONTRAPARTIDA À SOCIEDADE

  1. Como contrapartida, a organização oferta um conjunto de ações visando garantir o mais amplo acesso da população em geral ao produto cultural gerado, objetivando com isso a descentralização e/ou garantia da universalização do benefício ao cidadão, bem como potencializar a visibilidade dos concorrentes, que produzem conteúdo cultural.

  2. Os dias de evento na fase Eliminatória serão de entrada franca, e se darão em conjunto com a Feira de Artesanato de Pedro Leopoldo e a Feira Livre de Lagoa Santa, contribuindo de forma direta e indireta para maior promoção e venda dos serviços e produtos oferecidos nessas feiras. Além disso, nessa fase, promoverão arrecadação de alimentos, que serão encaminhados para entidades indicadas pelas prefeituras das cidades que sediarão o 1º Festival de música Rock in Rua.

  3. O evento da fase Final será realizado em local ainda a ser definido, com ingresso de valor acessível.

 

VI - DA INSCRIÇÃO

  1. A inscrição deverá ser feita online através do site www.festivalrockinrua.com.br e deverá seguir os seguintes parâmetros:

    • No mínimo uma e no máximo cinco músicas poderão ser enviadas para inscrição. Destas, para participar das próximas fases, o inscrito poderá ter apenas uma música aprovada.

    • A inscrição deverá ser feita enviando links das músicas postadas no YOUTUBE, ONEDRIVE, GOOGLE DRIVE ou similar. Não é obrigatória a captura profissional nem de imagem nem de áudio.

    • A inscrição só será confirmada mediante pagamento da taxa por música, realizado através do site www.festivalrockinrua.com.br.

    • Na falta de qualquer um dos itens acima, a inscrição poderá ser invalidada.

    • Haverá uma ficha cadastral, que deverá ser preenchida no site www.festivalrockinrua.com.br.

  2. Sobre a desclassificação prévia:

    • O material sonoro que estiver inaudível e/ou identificado de forma confusa será automaticamente desclassificado.

    • O candidato que não cumprir as exigências do Edital será automaticamente desclassificado.

 

VII – DA TAXA DE INSCRIÇÃO

  1. O valor da inscrição é fixo, de R$ 45,00.

    • O pagamento deve ser realizado até o dia 15 de novembro através do site www.festivalrockinrua.com.br.

    • Caso o pagamento não seja realizado, a desclassificação é imediata após o prazo determinado no item anterior.

 

VIII – DAS COMISSÕES

  1. Para julgamento das apresentações e escolha dos classificados em todas as fases, serão formadas comissões compostas por profissionais com competência técnica e notório saber, além da tentativa de diversificar os membros da comissão a cada etapa do festival.

 

 IX – DOS CRITÉRIOS DE ANÁLISE

  1. Para a pré-seleção, feita através da análise do material enviado no ato da inscrição, uma comissão de curadores e jurados com notório saber, fará a análise dos documentos e deferimento das inscrições dos participantes, bem como a seleção das canções finalistas, adotando, como critério de seleção a originalidade da música (10 pontos), a criatividade da letra (10 pontos), a melodia (10 pontos) e a harmonia (10 pontos).

  2. Para a fase eliminatória e a final, os jurados farão a análise dos aspectos a seguir e pontuarão, de acordo com a performance dos artistas, as músicas apresentadas:

    • Presença de Palco (10 Pontos)

    • Letra (10 Pontos)

    • Arranjo (10 Pontos)

    • Originalidade (10 Pontos)

    • Performance ao vivo (10 Pontos)

    • Técnica e Execução (10 Pontos)

    • Proximidade ao material enviado na inscrição (10 Pontos)

    • Proposta e coesão (10 Pontos)

    • Aprovação popular ao vivo (10 pontos)

    • Arrecadação de alimentos (10, 7 e 4 pontos para os três melhor posicionados)

 

  1. A banda se apresentará e, em seguida, haverá um breve feedback dos jurados, que deverão preencher fichas de avaliação dos participantes a cada apresentação. Após apresentação de todas as bandas, a comissão de jurados irá se reunir e discutir sobre as apresentações a fim de revisarem eventuais pontuações sobre as apresentações.

  2. O resultado será dado ao vivo no dia da final. 

 

X – DO RECEBIMENTO DAS PREMIAÇÕES

A entrega dos prêmios físicos será feita no ato de anúncio dos vencedores. Os serviços premiados deverão ser acordados entre as partes até 5 dias úteis após divulgação do resultado.

 

XI – DOS RECURSOS

  1. Artistas que tiverem músicas não aprovadas na primeira fase podem solicitar revisão.

  2. O prazo para pedido de revisão/recurso é de 2 (dois) dias após a divulgação do resultado. O pedido de revisão deve ser feito através do site www.festivalrockinrua.com.br.

  3. Pedidos de revisão das músicas realizadas após este prazo não serão acatadas pela comissão organizadora.

  4. As decisões das comissões técnicas de seleção e avaliação são soberanas, não cabendo recursos em nenhuma das hipóteses.

 

XII – DA RESCISÃO

  1. Em caso de descumprimento de qualquer item deste regulamento por parte dos participantes, o projeto será rescindido unilateralmente, sem direito a devolução ou ressarcimento de eventuais valores pagos ou gastos.

  2. Em caso de desistência de participação, os valores pagos ou gastos não serão reembolsados.

  3. Em eventual ocorrência de impedimento da realização do evento ou adiamento de um período superior a 60 dias após o resultado da primeira fase, é de responsabilidade da Organização devolver o valor investido na inscrição dos participantes.

 

XIII – CRONOGRAMA PREVISTO

  1. A fase de pré-seleção se dará online, bem como a divulgação dos resultados da mesma, através do site www.festivalrockinrua.com.br.

  2. Apresentação ao vivo (eliminatórias e final):

    • A ordem das bandas a serem apresentadas será feita nos locais do evento, 30 minutos antes da apresentação da primeira banda em cada local. Este horário será informado no dia 22 de novembro através do site www.festivalrockinrua.com.br.

    • As bandas terão o seguinte cronograma a ser seguido:

  1. A banda sobe ao palco e instala os instrumentos (5min)

  2. Apresentação da banda, apresentar integrantes, falar um pouco sobre a música a ser tocada. (5min)

  3. Performance (5min)

  4. Comentários (5min)

  5. Desmonte de palco (5 min)

  1. Para apresentar, a primeira banda deve se preparar e estar à disposição para iniciar, em área informada em local do evento instruído pela comissão do Festival. Para todas as bandas seguintes, os integrantes deverão estar em um local determinado pela comissão do Festival com tudo preparado para subir ao palco enquanto a banda que antecede a apresentação destes inscritos executa a sua performance.

 

XIV – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. Estrutura:

    • Serão disponibilizados para os participantes: estrutura de bateria (bumbo de 20’, 1 tom de 12’, 1 surdo de 18’, máquina de chimbal, suporte de caixa e uma estante. Itens além destes, são de responsabilidade dos participantes), microfones, palco, um amplificador Fender FM 65r para guitarra, um amplificador Stanner bs150 para baixo, PA’s e iluminação.

    • Para apresentação ao vivo, os inscritos devem enviar um rider técnico (input list) listando os instrumentos e equipamentos que serão utilizados na apresentação e se levarão equipamentos extras aos providos pela organização do evento.

  2. O acesso do público às apresentações da fase eliminatória é livre e gratuito.

  3. O acesso do público às apresentações da FINAL é de classificação etária livre e será permitido mediante pagamento de ingresso, com valores divulgados no site www.festivalrockinrua.com.br.

  4. Todas as despesas com deslocamento, transporte, hospedagem, alimentação, encargos legais e impostos, contribuições ou outros recolhimentos deverão ser arcadas pelo(s) próprio(s) selecionado(s) inscrito(s). A organização do Festival não se responsabiliza por este custeio.

  5. Caso haja equipamentos e/ou instrumentos específicos a serem utilizados pelo participante inscrito, estes deverão ser providenciados pelo mesmo com a devida antecedência, sob pena de ter prejudicada sua apresentação e eventual desclassificação do Festival.

  6. Dúvidas relacionadas ao festival deverão ser encaminhadas através do site www.festivalrockinrua.com.br.

  7. Impedimentos:

    • Na hipótese de ocorrência de força maior, ato de autoridade administrativa ou judicial, assim como tumultos, greves, luto oficial, convulsão social, alagamentos, obstrução das vias de transporte, atos da natureza, queda de energia, acidentes e outras fatalidades ou circunstâncias que impeçam a realização das apresentações, a organização se reserva o direito de mudar a data dos eventos da eliminatória ou da final.

    • Ficha de inscrição devidamente preenchida pelo (s) autor (es). (fichas incompletas serão desconsideradas);

  8. OS CASOS OMISSOS NO PRESENTE REGULAMENTO SERÃO RESOLVIDOS SOBERANAMENTE PELA COMISSÃO ORGANIZADORA

  9. As gravações, filmagens e fotografias dos concorrentes e suas músicas, feitas durante o festival, poderão ser usados pela Comissão Organizadora em divulgação de eventos.

  10. Compete à Comissão Organizadora eliminar o concorrente que infringir quaisquer cláusulas deste regulamento, ou proceder de forma irregular e desrespeitosa durante o Festival.

  11. A participação no festival  implica na aceitação e cumprimento automático de todas as cláusulas do regulamento.

  12. Ajuda de custo: Será oferecida alimentação para os músicos classificados durante o evento.

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